ITA

DCTA recebe Ministros da Defesa e da Educação

Na oportunidade, também esteve presente a Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Mara Pacobahyba
Publicada em: 12/10/2023 09:00
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, receberam o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, e o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas da Costa, para uma visita às instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. O encontro ocorreu no dia 03/10.

Na oportunidade, também estiveram presentes a Senadora Augusta Brito, a Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Mara Pacobahyba, e a Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, além de demais autoridades civis e Oficiais-Generais do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB).

A programação teve início no prédio de Ciências Fundamentais do ITA com as palavras de boas-vindas do Comandante da Aeronáutica e, após esse momento, o Diretor-Geral do DCTA ministrou uma palestra institucional. Na sequência, as autoridades interagiram com estudantes do ITA, que demonstraram entusiasmo com a implantação do campus Fortaleza.

O grupo seguiu para o alojamento dos alunos que, recentemente, passou por uma expansão de sua estrutura física, totalizando seis blocos com capacidade para hospedar 840 alunos. Posteriormente, as autoridades estiveram no Centro de Competência em Manufatura (CCM), um laboratório interdisciplinar especializado em todos os estágios do ciclo de vida de um produto.

A comitiva também participou de uma reunião estratégica que formaliza a viabilidade da construção do ITA Campus Fortaleza, no Ceará.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, ficou claro que não se pode perder de vista a importância dos dois primeiros anos de estudo que continuarão acontecendo no ITA em São José dos Campos, pois eles servem como base para a formação do espírito de corpo e de outros valores essenciais para a turma. “Ao final do segundo ano, os alunos 'iteanos' poderão optar por um dos seis cursos já disponíveis e, futuramente, por outros três cursos que pretendemos disponibilizar em Fortaleza, nas áreas de engenharia de sistemas, engenharia da energia e bioengenharia”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

Na ocasião, o Governador do Estado do Ceará pontuou que se sentiu orgulhoso ao conhecer as instalações. “A chegada do ITA em Fortaleza representará um grande avanço para a nossa região e para o Brasil como um todo”, disse Elmano de Freitas.

A fala do Governador Elmano foi endossada pelo Ministro da Educação. “Esse é mais um passo importante para o ITA, que é um orgulho de todos nós, brasileiros, um dos institutos educacionais mais conceituados do mundo pela sua excelência”, salientou Camilo Santana.

Para o Diretor-Geral do DCTA, os alunos formados pelo ITA não somente enriquecem o panorama científico com suas contribuições, mas também moldam uma força de trabalho exponencialmente qualificada. “O modelo que temos aqui em São José dos Campos, baseado na sinergia entre o setor acadêmico, o Estado e a indústria, também será implantado no Ceará, buscando aproximar a universidade do setor industrial. Já estamos trabalhando com afinco em um plano de voo a ser seguido para alcançarmos o sucesso” concluiu o Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros.

Sobre o ITA

É uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no DCTA, em São José dos Campos. Especializado nas áreas de Ciência e Tecnologia no setor aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão. Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho, o instituto é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Fotos: Tenente Daniela Camargos / GAP-SJ